Não é o outro ou a estabilidade que vão te fazer sentir seguro. É a sua autoconfiança!
Para começar, é fácil dizer que uma pessoa precisa ter autoconfiança, mas para aquele que não se sente confiante, não é nada fácil ouvir que ele precisa ser mais, quando ele não consegue ser.
Quem é inseguro, geralmente, tem um comportamento que gera essa insegurança, mas muitas vezes, a pessoa insegura não percebe que a sua forma de enxergar e viver a vida é o que está gerando essa falta de confiança.
Ela não percebe porque, na maioria das vezes, a pessoa reproduz ações, pensamentos e sentimentos, inconscientes. E com o passar do tempo reproduzindo e alimentando tudo isso, ela perde quase que totalmente a autoconfiança.
Um dos comportamentos que leva a pessoa a se tornar insegura é a comparação.
Você compara sua aparência com as pessoas que segue no Instagram? Ou talvez você compare seu salário com o do seu amigo. O seu casamento, com o relacionamento da sua irmã? A teoria da comparação social explica que fazer comparações é natural. Mas é provável que ajude a aumentar sua insegurança.
O que poucas pessoas sabem é que foi comprovado cientificamente que a origem da comparação é a inveja. Talvez, você se sinta inseguro porque, inconscientemente, inveja a vida dos outros.
E mesmo que você negue isso, e diga “imagina, eu nunca invejei ninguém”, essa é uma verdade incontestável. E se você não admitir para si mesmo, e trazer para o consciente esse comportamento, você não vai conseguir transforma-lo, e consequentemente, não vai desenvolver a autoconfiança.
Um estudo de 2018, publicado na Personality and Individual Differences, encontrou uma ligação direta entre a inveja e a maneira como nos sentimos a respeito de nós mesmos. Especificamente, os pesquisadores observaram que, quando as pessoas se comparam com as outras, elas sentem inveja. E quanto mais inveja elas têm, pior elas se sentem em relação a elas mesmas.
Se você se sente insegura, você precisa começar a olhar para esse fato com carinho.
E se perguntar “por que eu me comparo tanto com os outros?”.
Fazer essa autoanálise é fundamental para que você consiga enxergar a sua beleza e os seus talentos únicos.
Quando você começa a se concentrar em si mesmo, você não sente mais a necessidade de se comparar, você começa a admirar as conquistas e as vitórias dos outros, sem o peso da inveja. E é aí que a sua autoconfiança floresce… de dentro para fora.
Se você sente que precisa de ajuda para desenvolver a autoconfiança, e reconhecer que você é íncrível e especial por ser quem você é, me chame no direct @rhamuche e agende uma consulta individual.
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche, idealizador do Resiliência Humana, terapeuta transpessoal e Constelador Familiar.
Foto de Cassidy Dickens na Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.