ÀS VEZES, FALAR DEMAIS APENAS DEMONSTRA A SUA IGNORÂNCIA.

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ÀS VEZES, QUEM FALA DEMAIS ACABA COMPROVANDO A SUA IGNORÂNCIA. Se você quer ser uma pessoa melhor, antes de falar, escute!

Para manter boas relações no ambiente social, trabalho e vida familiar, é fundamental saber escutar. Será que você realmente sabe ouvir?

QUANDO VOCÊ ESCUTA VOCÊ APRENDE, MAS QUANDO VOCÊ FALA, VOCÊ APENAS REPETE O QUE VOCÊ JÁ SABE.

Muitas pessoas se consideram boas ouvintes, mas o que fazem, na verdade, é aproveitar o relato de uma pessoa para complementar com sua experiência própria, e esse comportamento é algo muito distante da definição de “saber escutar”.

Isso acontece com você? Quantas vezes, enquanto alguém te explicava algo, você ficou ansiosa pelo seu momento de falar e acabou interrompendo a fala do outro para dizer o que ele deveria fazer diante daquilo que ele estava expondo?

Quantas vezes, enquanto o outro falava você ficou pensando na resposta que você iria dar, em vez de apenas escutar e o acolher? Quantas vezes, você se pegou pensando em outras coisas mais importantes para você enquando uma pessoa dizia algo importante para ela?

Quando você não quer escutar, apenas falar, você demonstra a sua falta de empatia.

Muitas pessoas vivem problemas de relacionamento, justamente porque não sabem escutar. A escuta afetiva é fundamental para fortalecer as conexões. Ela é capaz de melhorar a relação com quem nos cerca e também ajuda no crescimento pessoal e profissional.

Se você sente que tem dificuldade de escutar, siga essas 5 dicas:

1) Ofereça sua atenção integral

Quando você se disponibiliza a escutar alguém é importante que esteja disposto a dedicar toda a sua atenção àquela pessoa durante alguns minutos. Se você não tiver esse tempo, diga a verdade e marque uma hora que você puder estar inteira para a outra pessoa. Essa atitude demonstra que você se importa.

2) Mantenha contato visual

O contato visual é um elemento indispensável para demonstrar atenção e uma postura receptiva. Se alguém estiver falando com você e você desviar, a todo momento, o olhar, isso vai demonstrar que você não está presente, que o assunto não está interessante …

3) Não interrompa

Em hipótese alguma, interrompa o outro. Espere que ele diga tudo o que quer dizer e só depois, complemente ou traga considerações, mas apenas se as suas falas forem gerar alguma sensação positiva ou trazer soluções para que tudo fique melhor entre vocês.

4) Não banalize o relato

Cada pessoa tem sua subjetividade, seu modo de pensar, suas próprias percepções, sua forma de estabelecer o que é importante, angustiante, emocionante, fonte de alegria, de nervosismo, etc. Por isso, nquando estiver escutando, não fique tentando interpretar os fatos segundo os seus próprios padrões, porque isso poderia levar você a cometer um dos piores erros: banalizar a história do outro.

5) Evite falar de você

UM BOM OUVINTE SE CENTRA NA EXPERIÊNCIA DO OUTRO, NÃO NA SUA.

ÀS VEZES, QUEM QUER FALAR DEMAIS ACABA COMPROVANDO A SUA IGNORÂNCIA, POIS SÓ QUEM APRENDE A ESCUTAR, DESEnVOLVE A VERDADEIRA SABEDORIA.

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*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche</, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica. Foto de Patrick Malleret na Unsplash

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Iara Fonseca
Iara Fonsecahttps://www.instagram.com/escritoraiarafonseca/
Jornalista, escritora, editora chefe e criadora de conteúdo dos portais RESILIÊNCIA HUMANA e SEU AMIGO GURU. Neurocoaching e Mestre em Tarot. Canalizadora do Método AUTOEXPANSÃO. Para contratação de criação de conteúdo, agendamento de consultas e atendimentos online entrem em contato por direct no Instagram.

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