Antes de prometer algo, certifique-se de que é capaz de cumprir! Essa garantia mostra o seu caráter e faz com que as pessoas confiem em você!
Por Robson Hamuche
O lugar onde devemos começar a construir qualquer relacionamento é dentro de nós mesmos, de nosso círculo de influência e de nosso próprio caráter.
Quando nos tornamos independentes – proativos, centrados em princípios corretos, somos orientados pelos nossos valores e nos percebemos capazes de organizar e executar as atividades em torno das prioridades da nossa vida com integridade – podemos escolher essa independência que é capaz de formar relacionamentos produtivos e duradouros com outras pessoas.
Para isso, precisamos desenvolver 3 traços de caráter fundamentais:
1 – Integridade.
À medida que identificamos claramente nossos valores e organizamos e executamos as atividades proativamente em torno das nossas prioridades, desenvolvemos tanto a autoconsciência quanto o valor pessoal.
Ao assumirmos e cumprirmos com as nossas promessas e compromissos, as nossas ações se tornam verdadeiramente significativas.
Se não pudermos fazer o que prometemos a nossa palavra torna-se inexpressiva.
2 – Maturidade.
Se uma pessoa consegue expressar seus sentimentos e suas convicções equilibrando a coragem em agir com a consideração pelos sentimentos e as convicções dos outros, ela é considerada madura.
A pessoa que não possui maturidade e força emocional, pode tentar extrair força da sua posição, do seu poder, das suas credenciais, do seu tempo de experiência ou de suas associações.
Para não se perder diante da imaturidade é preciso aprender a prometer apenas aquilo que a sua capacidade intelectual e física conseguem cumprir.
3 – Mentalidade de abundância.
A mentalidade de abundância é a a ideia de que existe bastante para todo mundo – Essa abundância emana de um profundo sentimento de valor e segurança pessoais.
Ela resulta no compartilhamento de lucros, reconhecimento e responsabilidade. Além de abrir novas opções e alternativas criativas.
Essa mentalidade é capaz de externar a alegria e a realização pessoais para todos aqueles que se aproximam.
Reconhece possibilidades ilimitadas para a interação positiva, para o crescimento e para o desenvolvimento compartilhado.
Ao oferecermos toda a nossa boa vontade aos outros, recebemos em troca mais boa vontade.
Ao apoiarmos as pessoas e acreditarmos em sua capacidade de crescer e melhorar nos tornamos ainda mais fortes.
Ao abençoarmos os outros, mesmo quando nos rogam pragas ou nos julgam – incorporamos a grandeza primordial à nossa personalidade e ao nosso caráter.
Ao passo que nos movemos nessa direção, nos tornamos íntegros, maduros e gozamos dessa mentalidade abundante que tudo divide, soma e compartilha. Passamos a cumprir nossas promessas e nossa palavra traduz o verdadeiro sentido de credibilidade.
Prometer e não cumprir é função dos seres imaturos que desintegrados da fonte criadora vivem na mais absorta escassez.
As pessoas vão confiar em você a medida que você passar a prometer somente aquilo que você dá conta de cumprir. Essa é a mais pura demonstração de que você se conhece verdadeiramente e sabe exatamente até onde as suas pernas podem alcançar, bem como, até que ponto as suas forças conseguem suportar.
Seja justo com você e sobretudo, haja com justiça com os outros. Essa sua postura de grandeza será notada e valorizada por todos aqueles que também buscam ser maduros, íntegros e abundantes em tudo o que fazem, dizem e sentem.
Trabalhe para ser essa pessoa!
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche</, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica.
Foto de Nina Hill na Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.