Pense antes de falar: A palavra levanta ou derruba, emociona ou fere, aproxima ou afasta.
Por Robson Hamuche .
Existe um ditado que diz:
“Quando estamos calados as pessoas têm dúvidas se somos inteligentes ou idiotas… Quando abrimos a boca a dúvida acaba!
“O que você vai dizer antes de dizer à outra pessoa, diga a você mesmo”, sabedoria dita pelo pensador romano Sêneca, que as pessoas deveriam, ao menos, tentar pôr em prática.
Todos sabem que a palavra é o reflexo do que se pensa e deseja e que ela tem impacto direto na vida, seja para agradar ou agredir alguém. E não é só quem não tem papas na língua que se atropela ao falar demais, da forma ou na hora errada.
Na maioria das vezes, não se mede o impacto que uma palavra pode ter.
Tem o poder de exprimir o amor, a alegria, o respeito, a admiração, a generosidade, mas também, da forma como é falada, pode carregar a inveja, o ódio, o sarcasmo, o ressentimento.
Por isso, é tão importante ter cuidado com o que você fala e como se fala, o tom da voz. E não se esqueça que a palavra vem acompanhada de gestos, da respiração, de um ritmo que também fará parte de como ela será compreendida.
Saiba que, cada instante da sua vida é moldado pelo que se fala. E não é à toa que muitos repetem por aí que pensamentos positivos e palavras otimistas ajudam, enquanto os negativos encontram obstáculos a mais.
Mas para aqueles que estão despertos é possível entender aqueles que defendem que a palavra é um mantra em ação. Materializada, ela reflete os sentimentos.
Sendo assim, fique atento!
Cuidado com suas escolhas, porque uma palavra mal colocada afeta relacionamentos e a convivência. E a fala dita no momento certo, com a entonação adequada, gera compreensão, amor e se torna uma mensagem poderosa de união entre as pessoas.
Antes de você falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de criticar, olhe para os seus atos. E antes de desistir, tente.
Que tudo o que você for falar daqui em diante seja um ato de amor!
Quer aprender a utilizar a gratidão para atingir todos os seus objetivos? Sentir e praticar a gratidão todos os dias é o segredo para a verdadeira felicidade.
Clica nesse LINK e adquira o meu novo livro “MINHA GRATIDÃO DIÁRIA” ele vai te ajudar a mudar a sua realidade para melhor.
*DA REDAÇÃO RH. Texto de Robson Hamuche</, idealizador do Resiliência Humana, palestrante, terapeuta, empreendedor e facilitador do Método Resiliência Sistêmica.
Foto de Artur Voznenko na Unsplash
VOCÊ JÁ VISITOU O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO RESILIÊNCIA HUMANA?
SE TORNE CADA DIA MAIS RESILIENTE E DESENVOLVA A CAPACIDADE DE SOBREPOR-SE POSITIVAMENTE FRENTE AS ADVERSIDADES DA VIDA.